Skip to main content

Como continuar a caminhar

Desde aquele sábado, em que recebi a ligação do meu pai, me pedindo pra vim pro interior porque minha mãe estava muito mau, tenho convido com 2 sentimentos antagônicos: Felicidade x Tristeza.

Vivo a felicidade em seu ápice por estar esperando a chegada do meu primeiro filho e tudo o que isso representa em minha vida, todos os sonhos de ser pai, todas as brincadeiras pensadas, sensações, dificuldades e desafios que irei experimentar e já experimento nesse momento que chamarei de pré-paternidade. A cada consulta, a cada ultrassom, a cada compra de roupinha ou algum acessório para Bernardo, meu coração se enche de alegria por saber que, daqui a pouco, Bernardo estará conosco, sendo amado, cuidado, ensinado e, claro, educado.

De forma antagônica, ver minha mãe acamada, com dificuldade de locomoção, dificuldade para comer sozinha, tomar banho e todo o resto tem me cortado o coração, triturado cada pedacinho dele quando olho pra ela, uma mulher guerreira e lutadora na situação em que está. Entendo que até os mais fortes combatentes, em algum momento, sofre para se recuperar. O que vi nesses últimos 06 dias foi algo incrível, vi uma pessoa amada por muita gente, vi meus tios e tia, primos e primas se preocuparem, gente com o coração triste por ver sua irmã / tia / amiga, tão queria e amada, passando por esses momentos difíceis. Não sei se o amor que ela sentiu vindo da gente, se o cuidado e o carinho de todos fez com que ela conseguisse, de alguma forma, reagir, mas o que vi nesses últimos 3 dias.

Vi uma pessoa no domingo, acamada, e sem conseguir nada sozinha, levantar, caminhar, tomar banho, comer e até mesmo se virar na cama eram tarefas muito, mas muito difíceis mesmo. Hoje, sexta feira, o que vejo é minha mão andando sozinha, tomando banho, comendo, pedindo a comida dela! Não me lembro, nos últimos anos, de ver ou saber que ela estava com fome porque ha anos ela não almoça. Vi a febre e o cansaço; tudo isso ser vencido em 06 dias. Hoje quando me deparei com a cena narrada acima fiquei mais alegre, mesmo sabendo que poderia ser uma melhora para o descanso dela, meu coração teve esperança de que ela melhore, de que isso tudo não seja a doença avançando ainda mais, mas que seja o início de uma arrancada, que venha acompanhada de uma série de boas notícias.

Agora a pouco, estava sentado na poltrona ao lado da cama, quando meu pai chegou, sentou e ela bem devagarinho colocou a mão por debaixo da blusa dele e começou a coçar suas costas, uma cena que eu cresci vendo, todos os dias, acontecer. Meu coração se encheu ainda mais de alegria.

Então o que era tristeza, de alguma forma foi convertido em alegria e agora posso dizer que vivo a Felicidade de esperar meu filho chegar e tenho a esperança de ver minha mãe melhorar. Os sentimentos com os quais convivo nesse momento são Felicidade (de um futuro papai) x Esperança (de um filho a espera de sua mãe melhorar). Amanhã retornarei para minha casa sabendo que posso sim ter esperança!

Comments

Popular posts from this blog

Meu primeiro 01 ano sem você

 Por mais que eu saiba que você não vai ler esse texto, não me importo, escreverei como se você estivesse sentada no seu lado da cama, com as pernas cruzadas, usando aquele seu roupão rosa, tomando um mingau de milho que você adorava e lendo esse texto. Se me algum dia nós tivéssemos brigado, ou discutido ou ficados chateados um com o outro isso não duraria 24 horas. Mas infelizmente você não está aqui pra gente brigar, conversar, rir para me aconselhar nem nada mais. Posso afirmar com toda a certeza que os últimos 12 meses foram os mais difíceis da minha vida. O fato de não ligar, conversar, desabafar e não ter com quem me aconselhar foi me mudando de uma forma que nunca imaginei. O fato é, há 12 meses estou sem minha conselheira, amiga, minha mãe e não ha nada que eu faça que possa mudar isso. Já houveram dias em que desejei ter ido junto com ela, ja chorei, me desesperei, fique com raiva, nervoso, quieto e no final sempre veio a minha mente uma de nossas conversas onde ela dizia: &q